Cirurgias

Blefaroplastia

A Blefaroplastia é a cirurgia estética mais realizada do mundo. Consiste na remoção do excesso de pele e gordura da região palpebral, e pode ser realizado tanto na pálpebra superior como na inferior. A cirurgia pode ser realizada com anestesia local ou com uma sedação leve.

Ptose palpebral

A ptose palpebral é o conhecido "olho caído". Tem diversas causas, sendo mais comumente pelo processo de envelhecimento, porém pode estar presente inclusive ao nascimento, a chamada ptose congênita.  Existem diversas possibilidades cirúrgicas a depender de cada caso.

Cirurgia de supercílios

Os supercílios - sobrancelhas -  são muito importantes para a estética peripalpebral, e precisam ser muito bem avaliados para trazer o melhor resultado cirúrgico possível. Muitas vezes é associado a cirurgia de blefaroplastia e ptose palpebral no mesmo momento cirúrgico.

Ectrópio palpebral

O ectrópio é a eversão palpebral, ou seja, a pálpebra fica virada para fora deixando o globo ocular desprotegido e podendo levar até a perfurações oculares. A conduta nesta afecção é cirúrgica, e a técnica será definida caso a caso.

Entrópio palpebral

O entrópio é a inversão da pálpebra, ou seja, ela vira para dentro fazendo com que os cílios encostem no globo ocular causando desconforto e lesão ocular. A conduta consiste em manter a superfície ocular bem lubrificada até a resolução com cirurgia.

Tumores palpebrais

Existem diversos tipos de tumores que afetam as pálpebras, os mesmos podem ser benignos ou malignos.  Os tumores benignos são removidos cirurgicamente ou por coagulação. Entretanto os tumores malignos - cânceres - são removidos cirurgicamente com margem, ou seja, é removido o tumor e uma parte de pele sã por segurança.

Lagoftalmo

O lagoftalmo é a dificuldade do fechamento ocular completo, graus leves e sem repercussão clínica podem ser normais, porém é muito comum ocorrer em casos de paralisia facial, levando à dificuldade da oclusão completa e sintomas irritativos que podem levar a casos graves.  Em situações mais importantes é necessário procedimento cirúrgico para correção.

Sondagem das vias lacrimais

A sondagem é um procedimento no qual é introduzido uma sonda metálica na via lacrimal para realizar diagnósticos ou tratamentos.  Em muitos casos de obstrução desde o nascimento, é necessário a sua realização para o tratamento. Este pode ser feito sob anestesia geral e com endoscopia nasal.

Cirurgia de via lacrimal

​A Dacriocistorrinostomia é uma cirurgia de vias lacrimais que visa reestabelecer o fluxo da lágrima por um novo caminho, melhorando o "lacrimejamento" nos casos de obstruções baixas. Podem ser realizadas por via externa - com corte na pele -, ou por via endoscópica - por dentro do nariz, sem corte na pele.

Hordéolo / Calázio

O hordéolo é um abcesso inflamatório que ocorre nas pálpebras, ou seja, um acúmulo de secreção nas glândulas palpebrais que sofre infecção causando uma lesão nodular, dolorida e que pode ter extravasamento de secreção. Quando o processo se torna crônico, a inflamação cessa e chamamos de Calázio. Opta-se por tratamento clínico inicialmente, entretanto em hordéolos mais graves pode ser realizado drenagem imediata, Nos casos de calázios sem resolução, há  indicação cirúrgica.

Pterígio

É um processo inflamatório crônico que altera as células da superfície ocular levando ao crescimento de uma "carne" em direção à córnea, que causa irritação ocular e em casos mais avançados pode afetar a qualidade visual. Nos casos em que há comprometimento visual, da qualidade de vida ou até estético pode ser indicado cirurgia.  O procedimento cirúrgico pode ser realizado apenas com anestesia tópica, colírios, e o uso de cola especial pode evitar o uso de pontos e uma recuperação cirúrgica mais adequada.

Descompressão orbitária

É uma cirurgia na qual se cria espaço para os olhos se acomodarem, e dessa forma proteger tanto os olhos como o nervo óptico. Podem ser removidos partes dos ossos que formam a órbita - espaço onde os olhos repousam -, tais ossos podem ser desgastados , ou parte da gordura orbitária também pode se removida.